domingo, 4 de outubro de 2015

A Pequena na Semana do Teatro no Maranhão


Aposto que você não sabia que a Pequena Companhia de Teatro, direta ou indiretamente, esteve presente nas nove edições da Semana do Teatro no Maranhão? Nem eu, até parar para pensar no assunto, depois de recusar um convite que me foi feito.

Criamos a Pequena Companhia de Teatro um ano antes do surgimento da mostra maranhense, e de lá para cá, vimos mantendo um diálogo fluido com o evento, diversificando nossa participação ora com espetáculos, ora com palestras, música, oficinas, encontros, e percebo que nossas histórias se confundem, assim como se confundem com as histórias dos poucos que se mantiveram fazendo teatro durante a última década.

Tentando fazer memória, e já sabendo que vou me equivocar, suprimir, inverter, trocar ou delirar, segue uma possível sequência da nossa participação, esperando que o leitor mais atento me ajude a corrigi-la através de comentários aqui no blog:

I (2006) – “O acompanhamento”, de Carlos Gorostiza, espetáculo da Pequena Companhia de Teatro, estreado em 2005.

II (2007) – “O segredo do labirinto”, de Lio Ribeiro, espetáculo-solo com Cláudio Marconcine, e “Memórias de um mau-caráter”, de Marcelo Flecha, monólogo com César Boaes e direção de Urias de Oliveira.

III (2008) – “Deus danado”, de João Denys, espetáculo da Cia. A Máscara de Teatro, dirigido por Marcelo Flecha.

IV (2009) – "Interstício", de Márcio Gledson, Cláudio Marconcine e Rummenigge Medeiros, espetáculo-solo com Cláudio Marconcine, e festa de confraternização, com o DJ Jorge Choairy.

V (2010) – “Entre laços”, de Gilberto Freire de Santana, espetáculo da Pequena Companhia de Teatro, estreado em 2009.

VI (2011) – “Pai & Filho”, de Marcelo Flecha, espetáculo da Pequena Companhia de Teatro, estreado em 2010.

VII (2012) – Mesa de debate “Dramaturgia Maranhense – Desafios da publicação”, com Marcelo Flecha.

VIII (2013) – “O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator”, oficina da Pequena Companhia de Teatro.

IX (2014) – “Velhos caem do céu como canivetes”, de Marcelo Flecha, espetáculo da Pequena Companhia de Teatro, estreado em 2013.

Dessa década de encontros e desencontros só guardo uma única magoazinha. Minha montagem de Medeia, com a Cia. A Máscara, de Mossoró, foi preteria em uma dessa edições, e a única cidade maranhense que teve a possiblidade de ver o espetáculo foi Imperatriz. Uma pena, pois meu pai dizia que era muito boa.

Durante esses dez anos venho acompanhando os caminhos e descaminhos da mostra. Passaram governos, comissões, protestos, patrocinadores, gestores, formatos, mas nós não. Estamos aqui, fazendo teatro. Não fosse isso, a mostra mostraria o quê?

A semana sobreviveu graças ao seu principal sustentáculo que alicerça qualquer festival, mostra ou encontro teatral: o trabalho ininterrupto dos poucos fazedores de teatro que existem no Maranhão. Quantos ficaram pelo caminho? Quantos novos gênios nasceram e morreram de uma mostra para outra? Quantos venderam seu sonho por patacas? Onde você estava em 2006, em 1996, em 1986?

Agora a Semana chega a uma dezena de edições, após sérios riscos. Andou trôpega, cambaleante, mas hoje se firma com data, edital e orçamento.  Ao governo que dá os primeiros passos na construção de um estado melhor para todos, sugiro não perder de vista o barro que constrói o evento, pois sei que a Pequena Companhia de Teatro sobreviveria sem a Semana do Teatro no Maranhão, só não sei se a Semana sobreviveria sem grupos de teatro.

Medeia, um fragmento

5 comentários:

Cláudio Marconcine disse...

Canto da solidão, de Lio Ribeiro, 2009. Espetáculo-solo de Cláudio Marconcine.

Cláudio Marconcine disse...

Minto, foi Interstício. Vou ver o ano.

Cláudio Marconcine disse...

Interstício, de Márcio Gledson, Cláudio Marconcine e Rummenigge Medeiros, com Cláudio Marconcine, IV Semana (2009).

Piahuy: Estúdio das Artes disse...

O que aconteceu Flecha? Muitas entrelinhas!

Marcelo Flecha disse...

Nada de muito sério. Apenas a posição de um dos atuantes que fizeram esses dez anos de semana acontecer...